domingo, 22 de março de 2009

PIOR QUE O LUTO: VAZIO

Após dois meses da morte do meu irmão, percebi que o que mais dói não é o luto, mas sim os sentimentos que se processam durante o luto.

O pior deles se chama Vazio. Aquela sensação terrível e esquisita de que ficaram coisas para trás, hiatos que não podem mais ser preenchidos e relacionamentos mal construídos.

Sendo assim, diante do Vazio resta o mais profundo lamento, e uma necessidade de se sentir perdoado pelo que não fez.

E pior ainda, diante da omissão passada sentimos um gosto rançoso na boca, um resquício de que as mesmas atitudes poderão se repetir no futuro. Portanto, dentro do luto podem habitar o Vazio, o lamento, a culpa e a possibilidade de novos erros.

No luto não aprendemos nada, apenas nos descobrimos.

Precisamos aprender o que significa relacionamento.


Jorge Luiz

2 comentários:

  1. O luto é um momento de grandes descobertas, por isso é um periodo de grande aprendizado, como mesmo diz o poeta.... "descobrimos que deveriamos ter trabalhado menos, se preocuado menos, ter visto o sol se por". Talvez esse seja o sentimento mais nefasto d6 luto.... a perda do sentido de tanta coisa que até entao, fazia todo sentido. ninguém aprende tanto. Mas o luto é professor e é perigoso, pois ele acusa, ele cobra, ele revela, coisas que o acaso nao nos ensinou, pois também como diz o poeta achamos de verdade que 'o acaso vai nos proteger enquanto andarmos distraídos'. Descobrimos duramente que nao é assim. o vale da sombra da morte é sombrio, aterrorizante, mas nao é solitário..... ele trás a companhia de quem nao acusa, d quem nao cobra, de quem chora, de quem cuida, e de quem conhece o luto como ninguém... a melhor forma de vencer o luto, é saber que o luto ensina, mas que tb há vida além do luto. È licito viver o luto, mas nao é justo fazer do luto a nossa vida. um grande abraço de um amigo que nessa hora entende a sua hora. junior

    ResponderExcluir
  2. Olá meu irmão

    Obrigado pelas palavras enriquecedoras. Sua sensibilidade aguçada sabe falar ao nosso coração as palavras certas da forma certa.

    Obrigado, Jorge

    ResponderExcluir