sábado, 25 de junho de 2011

Cristão: espelho de Cristo


Convido você a ler Atos 11:19-30:













Lendo esse texto me vem algumas questões a mente:

1. Ser Cristão hoje é muito mais uma questão de afirmação do que mesmo reconhecimento. Veja que os discípulos não foram titulados “cristãos”, mas sim reconhecidos pelos de fora. É irônico: aqueles que não conheceram a Cristo conseguiram reconhecer a mesma atitude de Cristo espelhada na vida dos discípulos, e assim resolveram “apelidá-los” de Cristãos. Hoje, apesar de nos autodenominarmos cristãos, o mundo dificilmente percebe algo de Cristo em nossas atitudes. Estranho né?

2. Cristianismo não nasceu da intervenção do Imperador Constantino. Ele deturpou, mas não criou, e na verdade, ele não foi o primeiro a adulterar o movimento cristão. Da mesma forma, a base do cristianismo não vem da filosofia grega, romana, judaica, humanista, marxista, capitalista; ou seja lá qual for. O Cristianismo autêntico é fruto de ações ousadas e pautadas no amor. Os cristãos verdadeiros divergem entre si, mas nenhuma divergência é maior que o amor. Perceba: não é a fé que nos une (no texto os irmãos de Jerusalém creêm de forma diferente dos irmãos gregos), mas sim o amor, a solidariedade e o respeito pelo próximo (pois mesmo “divididos”, os gregos alimentaram os judeus na hora da dificuldade). Para o cristão, o novo deve ser encarado sem tornar-se motivo para guerra.

3. Portanto, abrace o novo! Se a estrutura atual já não atende a voz do Espírito, não pense duas vezes. Contudo, tudo que fizer seja pautado no amor, e não na fé. Hoje fé tem haver com teologia verdadeira, ou com a que melhor se adéqua a “sua verdade”. Amor não tem doutrina, não precisa de teologia, e por isso transpõe todas as barreiras.


Pense nisso

Um grande abraço 

2 comentários:

  1. irmao,os apostolos nao se achavam cristraos, eles acreditavam que jesus era realmente filho de deus,que ele era o caminho e que alem dele nao havia outro.
    isso nao é religiao ..isso é fé e nada mais,so temos que crer,porque sera que é tao complicado aceitar isso?.
    tudo que nao é de cristo é fraude,so temos que crer mais nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão. Não vejo que meu texto seja contra seu comentário. Acredito, tomando por base Atos, que os cristãos já existiam antes da religião constantiniana tenha se estruturado. Em Antioquia, um cristão espelhava sua fé no Cristo filho de Deus por suas ações. Isso não tem haver ritos religiosos, pois estes ainda estavam nascendo no movimento do Caminho. Um abraço meu irmão.

      Excluir