terça-feira, 15 de maio de 2012

Um Cristo Superior

Ontem tive o privilégio de dar uma aula sobre o livro de Hebreus para uma turma do seminário. Para bem da verdade, isso é uma das poucas coisas que me trazem satisfação e motivação.

Percebíamos, pela leitura do livro, que a temática central girava em torno da Superioridade de Cristo. Hebreus afirma que Cristo é superior aos Anjos, a Moisés, ao Sacerdócio Levítico, aos sacrifícios de animais e as leis do Antigo Testamento como um todo. Em vários trechos o autor afirma que a primeira aliança é inútil, pois é cópia e sombra de uma realidade eterna que se consumou na temporalidade pelo ministério de Jesus.

Em Jesus o nosso entendimento na fé passa a compreender a clareza da realidade eterna da redenção de forma que tornou obsoleta a Lei, que era uma sombra imperfeita do que haveria de vir.

Portanto, após as profundas reflexões que surgiram a partir de nossas aulas, foi-me inevitável perguntar: Precisamos hoje reafirmar a superioridade de Cristo?

O autor do Livro de Hebreus estava lidando com a questão da Apostasia, que era um problema bem presente. Precisamos entender que abraçar a fé cristã, na época em que este livro fora escrito, implicava em retaliações bem maiores do que as que sofremos hoje (se é que ainda sofremos retaliações de fato). Perder os bens e tornar-se um "marginalizado" era uma condição quase que comum (Hb 10.34). Em situações como essa, não eram raros os casos de cristãos que estavam retornando para o judaísmo como uma especie de "nova salvação", já que não somente o confisco dos bens, mas também o atraso na Parusia (a volta de Jesus) colocava a mensagem dos primeiros discípulos de Jesus em descrédito.

Sendo assim, é compreensível o trabalho do autor de Hebreus em reafirmar o valor de Cristo diante do Judaísmo e clamar por uma fé que veja o futuro com otimismo e esperança, apesar das frustrações do presente.

Vivemos hoje outro contexto e temos outras demandas. Contudo, acredito que ainda se faz urgente declarar a superioridade de Cristo nos nossos dias.

E no que Cristo precisa ser declarado como superior? Dentre tantas coisas, Cristo hoje precisa ser demonstrado como sendo superior a:


  • Nossa arrogância religiosa, pois as "regrinhas" das religiões tornaram-se tão forte quanto as leis judaicas que o autor de Hebreus tanto combateu. Elas obscureceram a graça e amor de Deus revelados em Jesus, o Cordeiro que foi morto antes de todas as coisas.


  • Nossa idolatria, seja ela por dinheiro, sexo, poder, consumo, felicidade e prosperidade. Se há um valor na vida que deveria ser perseguido, que este seja claramente a vida de fé que encontra em Cristo pleno sentido e satisfação.


Acredito que quem lê esse texto deverá pensar em outras questões que exigem a nossa declaração da superioridade de Jesus. Então passo a pergunta para você: no que Jesus precisa ser declarado superior?

Nenhum comentário:

Postar um comentário