terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Dê um UP na sua vida!


Sei que esse filme já não é tão novo no mercado, mas só consegui assisti-lo ontem. Isso mostra como sou um cara “antenado”; rsrs!
Quem ainda não assistiu ao filme e ainda pretende assisti-lo, aconselho que não leia o meu texto agora. O filme é maravilhoso. Pura diversão sem abrir mão do conteúdo. Não só nos faz rir, mas principalmente pensar.
Em breves palavras o filme mostra as aventuras de Carl Fredricksen passou a vida toda sonhando em explorar o planeta e em aproveitar a vida ao máximo. Mas aos 78 anos de idade, parece que a vida o ignorou, até que uma reviravolta do destino (e um persistente Explorador de Terras Selvagens de 8 anos, chamado Russell) dá um novo sentido para sua vida. Essa dupla improvável enfrenta uma região remota, vilões inesperados e animais selvagens.
Carl é aquele tipo de homem que sonha; mas não tem visão. Sua esposa Ellie era o contrário, não se limitava a sonhos pequenos. Ela criou um livro de aventuras e transformou seus sonhos em objetivos. Sua visão sempre esteve bem à frente do seu pacato esposo. O sonho deles era morar no pico de uma alta montanha na América do Sul. Havia sempre uma página escrita “coisas que vou fazer”.
Porém, o tempo é implacável, passa rápido demais e Ellie infelizmente faleceu. Problemas sempre atrapalharam a concretização dos nossos sonhos, e Carl; consumido pela tristeza das “coisas que não foram concretizadas”, decide loucamente fazer sua casa voar amarrada a milhares de pequenos balões de gás, numa tentativa ambiciosa de realizar o antigo desejo de sua falecida esposa.
A questão é que Carl não avançava nas páginas do livro de aventuras. Sempre parava nas páginas que falavam sobre as “coisas que ela desejava fazer”, como um CD arranhado que repete a mesma frase incessantemente. Mas um dia ele viu que ainda tinham páginas da vida que ele não tinha folheado, e nelas estava o dia-a-dia deles, os momentos felizes no casamento, aquilo que passou desapercebido.
Simplesmente cada dia da vida deles tinha sido a melhor aventura e Carl nunca percebeu isso. Ele precisou aprender a dar maior valor à história vivida do que aos sonhos que não foram alcançados. Quantos vivem lamentando os projetos fracassados, os planos não executados, os momentos que não foram aproveitados, as oportunidades perdidas. Quem se prende as suas frustrações não percebe que o cotidiano pode conter os melhores momentos.
Sendo assim, dê um UP (eleve) na sua vida hoje redescobrindo o potencial que o seu passado pode guardar. E o melhor, você pode fazer isso sem os balões do velho Carl, basta à simplicidade do destemido Russel.
Jorge   

Um comentário: