quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Conselho do Velho Paulo ao Jovem Timóteo (2Tm)

Procurei ler a 2ª Epístola de Paulo a Timóteo não como uma lista de orientações de um pastor experimentado à um inexperiente, mas como conselhos valiosos para um jovem que deseja servir a Deus com integridade.

Independente do chamado ministerial, em todos nós há uma vocação para seguir e se inspirar em Cristo, o nosso único Senhor. Os conselhos de Paulo a Timóteo se aplicam a todos os seguidores de Cristo.

Dentre as orientações, destaco três que me chamaram a atenção:

Aquilo que fizer, faça por inteiro (2Tm 2.4-7). Nossa época é marcada por jovens que querem "abraçar o mundo" de uma só vez. São tantas atividades que acabamos vivendo com superficialidade. Coração dividido é o caminho para a superficialidade. 

Quer uma vida com mais sentido e profundidade? Pois faça tudo por inteiro. Onde estiver, que não seja pela metade. Aprenda o sentido da palavra comprometimento. Uma vida cristã sem compromisso é apenas perda de tempo. Paulo nos convida ao comprometimento com o evangelho apesar das conseqüências negativas. 

Evite debates infrutíferos e conversas tolas (vs 14-16). No contexto de Paulo para Timóteo, as conversas tolas estão associadas aos falsos ensinos sobre a volta de Cristo. Contudo, hoje há também outras conversas tolas e potencialmente nocivas. Basta dar uma breve olhada nas redes sociais para assistir o festival de "besteirol" e futilidades que cercam os assuntos. Conversas vazias tornam nossas vidas e mentes vazias. Caminhe com sabedoria e mantenha-se em silêncio quando não houver o que falar de bom e louvável. Alimente-se de bom conteúdo, leia bons livros, devore a Bíblia, converse com pessoas que edifique sua vida e sempre procure pensar de que forma você pode edificar e abençoar os outros através de sua fala.

Prefira sempre ensinar à debater. Em um debate as idéias somente se confrontam sem nenhum resultado positivo. Ensinar e aprender já reflete uma relação harmônica, pois quem ensina não quer confrontar, mas com mansidão procura compartilhar, e quem ouve humildemente se deixa ser tocado pelo ensino.

Fé exige convicção (2Tm 3.14-17). É estranho dizer isso, já que a fé não possui amplos dados científicos e empíricos. A fé possui uma lógica que não está atrelada aos princípios da observação científica. Contudo, Paulo afirma que a fé existe no ambiente da convicção, e não da dúvida. Ele chama o jovem Timóteo a reexaminar os fundamentos da fé, que aprendeu com sua familia, mas não para negá-los, mas para aperfeiçoá-los. Quais são os pilares da fé em Cristo que exigem total convicção? Como você interpreta as escrituras a partir da fé em Cristo? Dúvidas e questionamentos só são válidos se, centrado em Cristo, servirem como ferramentas para aperfeiçoar e fortalecer os pilares.

Em suma: Integridade, sabedoria e convicção. São estes os três principais caminho que o velho Paulo ensina ao Jovem Timóteo e a todos nós.


Um comentário: