quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Precisando de Amigos


Hoje acordei me sentindo um pouco mais sozinho. Apesar de muito bem casado e feliz, sinto falta de amizades profundas e verdadeiras. Digo isso porque infelizmente constato que, apesar de ser “irmão” de muita gente, não sou considerado amigo, assim como os “irmãos” que considero amigos são tão poucos quanto os dedos de minhas mãos.

Apesar de incoerente, isso é bem comum. As comunidades cristãs são formadas na maioria por relações superficiais, pautadas na desconfiança. Quantos hoje se sentem a vontade para compartilhar sobre seus problemas? Quanto tempo gastamos em oração pelos outros? Você costuma pedir conselhos ao pastor ou outro líder ao qual confie? As respostas a essas e outras perguntas podem nos dar uma clara visão da qualidade das relações que vivemos.

São relações tão frágeis que se você mudar de congregação imediatamente perde até o posto de “irmão”. Será que as relações cristãs são de amor pela pessoa ou pela instituição, cargo ou título?

Não lembro da última vez que saí com aquele amigo que eu teria coragem de compartilhar algo da minha vida sem o temor de que amanhã essa informação estaria espalhada por toda a cidade. Até que ponto minha desconfiança com o próximo torna-me adoecido?

Nesse ponto lembro-me do texto de Tiago 5.16 que diz:

Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.

Pergunto: você teria coragem de confessar um pecado para alguém que não confia? E se você tem plena confiança e sente-se a vontade para compartilhar algo tão serio com alguém, então esse alguém deverá ser um grande amigo. Sendo assim; confissão, oração e cura só ocorrem em ambientes de amizades profundas e verdadeiras. Coleguismo não conta e desconfiança só aprofunda ainda mais nossas tristezas.

Nesses dias me fizeram a seguinte pergunta: o que você espera de uma comunidade? Eu respondo: Espero um lugar onde eu encontre verdadeiras amizades, sinceras e duradouras. Espero poder confiar mais e ser confiável aos outros. Um lugar para não se sentir sozinho.